segunda-feira, 30 de abril de 2012

Regra 03 -- Número de Jogadores

A terceira regra a ser observada para a prática do Futsal refere-se ao Número de Jogadores. Uma partida é disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo cinco jogadores, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro. A um dos jogadores, de cada equipe, será atribuída a função de "capitão".

É proibido o início de uma partida sem que as equipes tenham no mínimo três jogadores, nem será permitida a continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de três jogadores na quadra de jogo.

O número máximo de jogadores reservas para substituições é sete. Será permitido um número indeterminado de substituições, a qualquer tempo do jogo. A substituição realiza-se quando a bola estiver em jogo ou fora de jogo.

A troca de posição entre o goleiro e os demais jogadores participantes da partida poderá ser feita a qualquer momento do jogo, sempre que a bola esteja fora de jogo. Quando a troca for com jogador do banco de reservas, poderá ser realizada com a bola em jogo ou fora de jogo.

Quando se prorroga uma partida para a cobrança de uma penalidade máxima ou um tiro livre direto sem direito a formação de barreira, a equipe beneficiada não pode efetuar substituição de jogador e a equipe infratora pode substituir o goleiro.

Somente o Técnico, Treinador ou Auxiliar Técnico poderão dar instruções a sua equipe, os demais membros da Comissão Técnica e jogadores no banco reservas não podem manifestar-se. Quando um estiver em pé dando instrução, o outro deverá estar sentado.

Se um jogador que está no banco de reservas entra na quadra de jogo e chuta a bola ou atinge um jogador adversário, deve ser expulso pelo árbitro por atitude antidesportiva e o jogo reiniciado com tiro livre indireto, com a bola sendo colocada onde se encontrava no momento da paralisação, salvo ser estiver dentro da sua área penal, quando será colocada no ponto mais próximo sobre a linha da área penal.

Se um jogador do banco de reservas entra na quadra de jogo e impede ou tenta impedir um gol, este deve ser penalizado com cartão vermelho e o jogo reiniciado com tiro livre indireto, com a bola sendo colocada no local onde se encontrava no momento da paralisação.

Mais detalhes sobre a Regra 03, referente ao Número de Jogadores, podem ser encontrados no Livro Nacional de Regras 2012
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário