Já sabemos o número de jogadores de cada equipe. Agora, vou comentar mais sobre as posições que estes jogadores assumem durante uma partida de Futsal.
Goleiro
![]() |
Goleiro Franklin pela Seleção Brasileira de Futsal (Fonte da imagem: http://www.portaljoinville.com.br/v3/?call=esportes.view&id=8940) |
É, talvez, o jogador mais importante da equipe. Todo grande time deve começar com um bom goleiro. Esse é o responsável por defender e impedir que a bola ultrapasse a linha de gol. Ele pode usar qualquer parte do corpo em sua área de meta, tendo a possibilidade de assumir as funções de um jogador de linha quando fora de sua área. As regras lhe dão a possibilidade de lançar a bola com as mãos diretamente para o outro lado da quadra. O goleiro deverá possuir as mesmas qualidades técnicas dos demais jogadores de linha. Sua ação fora da área de meta será imprescindível para o sucesso da sua equipe.
Último Homem / Fixo / Beque
![]() |
Fixo Leco pela Seleção Brasileira de Futsal (Fonte da imagem: http://conexaotricolor.blog.terra.com.br/page/3/) |
Sua função básica é defensiva, porém deve saber o momento exato de participar de algumas manobras ofensivas, como organizador, abrindo espaços para os companheiros e chegando como homem surpresa para o arremate a gol. Este jogador deverá também orientar os colegas durante a marcação e ter um bom senso de cobertura. Tem como espaço inicial de jogo o centro de sua meia-quadra.
Lateral / Ala Direito e Esquerdo
![]() |
Ala Falcão pela Seleção Brasileira de Futsal (Fonte da imagem: http://blog.umbro.com.br/tag/falcao-futsal/page/2/) |
São os responsáveis pela construção das jogadas e têm a mesma tarefa de marcar e atacar. Atuam na maioria das vezes pelas laterais da quadra, com infiltrações também para o centro da quadra.
Homem de Frente / Pivô
![]() |
Pivô Jé pela Seleção Brasileira de Futsal (Fonte da imagem: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/esportes/2012/01/13/pivo-completa-a-selecao-de-orlandia.html) |
Este é responsável pela distribuição das jogadas e, quando acionado, exerce as ações de finalização e de abrir espaços na área adversária para a penetração de seus companheiros. a sua característica básica é saber jogar de costas para o gol. A sua área de atuação é a quadra adversária.
Fonte: VOSER, Rogério da Cunha. Futsal: Princípios Técnicos e Táticos. Canoas, RS, Brasil: Editora ULBRA, 2003, 2ª edição, 172p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário