segunda-feira, 30 de abril de 2012

Plantel -- Posições no Futsal

Já sabemos o número de jogadores de cada equipe. Agora, vou comentar mais sobre as posições que estes jogadores assumem durante uma partida de Futsal.

Goleiro
Goleiro Franklin pela Seleção Brasileira de Futsal
(Fonte da imagem: http://www.portaljoinville.com.br/v3/?call=esportes.view&id=8940)
É, talvez, o jogador mais importante da equipe. Todo grande time deve começar com um bom goleiro. Esse é o responsável por defender e impedir que a bola ultrapasse a linha de gol. Ele pode usar qualquer parte do corpo em sua área de meta, tendo a possibilidade de assumir as funções de um jogador de linha quando fora de sua área. As regras lhe dão a possibilidade de lançar a bola com as mãos diretamente para o outro lado da quadra. O goleiro deverá possuir as mesmas qualidades técnicas dos demais jogadores de linha. Sua ação fora da área de meta será imprescindível para o sucesso da sua equipe.

Último Homem / Fixo / Beque
Fixo Leco pela Seleção Brasileira de Futsal
(Fonte da imagem: http://conexaotricolor.blog.terra.com.br/page/3/)
Sua função básica é defensiva, porém deve saber o momento exato de participar de algumas manobras ofensivas, como organizador, abrindo espaços para os companheiros e chegando como homem surpresa para o arremate a gol. Este jogador deverá também orientar os colegas durante a marcação e ter um bom senso de cobertura. Tem como espaço inicial de jogo o centro de sua meia-quadra.

Lateral / Ala Direito e Esquerdo
Ala Falcão pela Seleção Brasileira de Futsal
(Fonte da imagem: http://blog.umbro.com.br/tag/falcao-futsal/page/2/)
São os responsáveis pela construção das jogadas e têm a mesma tarefa de marcar e atacar. Atuam na maioria das vezes pelas laterais da quadra, com infiltrações também para o centro da quadra.

Homem de Frente / Pivô
Pivô Jé pela Seleção Brasileira de Futsal
(Fonte da imagem: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/esportes/2012/01/13/pivo-completa-a-selecao-de-orlandia.html)
Este é responsável pela distribuição das jogadas e, quando acionado, exerce as ações de finalização e de abrir espaços na área adversária para a penetração de seus companheiros. a sua característica básica é saber jogar de costas para o gol. A sua área de atuação é a quadra adversária.


Fonte: VOSER, Rogério da Cunha. Futsal: Princípios Técnicos e Táticos. Canoas, RS, Brasil: Editora ULBRA, 2003, 2ª edição, 172p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário