sexta-feira, 8 de junho de 2012

Princípios e Fundamentos de Um Jogo de Futsal

Caros leitores, estamos discutindo constantemente as regras e demais questões relacionadas ao Futsal.
Vimos até agora comentários sobre as regras da quadra de jogo, da bola, do número de jogadores; também já vimos exemplos de infrações e sanções do esporte. A última coisa que vimos foram as descrições das posições dos jogadores de Futsal.
[ Saiba Mais É possível revisar estes conceitos em posts anteriores deste blog, também é possível encontrar material sobre o as regras no livro nacional de regras de Futsal disponível em <http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/Livro_de_Regras_2012.pdf>.
Este livro foi definido pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e foi aprovado pela FIFA. ]
Agora, é importante refletir sobre algumas coisas: quais são os princípios de jogo que os jogadores das diversas posições precisam considerar? quais são os fundamentos que os jogadores das diversas posições devem aplicar?

Princípios Fundamentais do Jogo

No Futsal, como na maioria dos esportes em equipe (como, por exemplo, voleibol, handebol e basquete), é possível identificar duas grandes fases, em cada uma das quais as equipes tentam alcançar objetivos contrários:
FASE DE ATAQUE -- quando a equipe tem a posse de bola e, procurando mantê-la, tenta criar situações de finalização e a marcação de gols. Esta fase pode ser caracterizada pelas seguintes ações da equipe: 
  • Conservação da bola; 
  • Progressão e avanço dos jogadores com a bola ao gol adversário; 
  • Ataque e finalização à meta contrária para conseguir o gol. 
O menino com a camisa 11 (verde) tenta criar uma situação de finalização e a marcação de um gol. 
(Fonte da imagem:  http://www.jogoscolegiais.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6178 )

FASE DE DEFESA -- quando a equipe não tem a posse de bola e, procurando apoderar-se dela, tenta impedir a criação de situações de finalização e a marcação do gol. Esta fase pode ser caracterizada pelas seguintes ações da equipe:
  • Recuperação da bola;
  • Retardar ou impedir a progressão e avanço dos jogadores com a bola até ao gol;
  • Proteção do espaço defensivo e da meta.
O menino com a camisa 4 (vermelha) tenta retardar e impedir a progressão e avanço do jogador de camisa 11 (verde) com a bola até o gol. O menino esta protegendo o espaço defensivo e a meta.
(Fonte da imagem:  http://www.jogoscolegiais.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6178 )

==>> Como as fases descritas acima podem ser comparadas? Descreva possíveis semelhanças e diferenças.

(Fonte da imagem:  http://www.globomidia.com.br/esporte/futsal# )
==>> Reflita sobre os princípios que os jogadores da imagem acima estão considerando. Comente a posição de cada jogador e também descreva os princípios que eles estão considerando.
[Lembrete Todos os leitores estão convidados a utilizarem os comentários do blog para expor seus pensamentos e anseios sobre a aprendizagem. 
Aproveitem esta ferramenta importante para tirar dúvidas! ]


Fundamentos do Jogo
As técnicas individuais dos jogadores de linha são os fundamentos. A seguir, os mesmos são listados:
[Curiosidade A definição de quais fundamentos são técnicas individuais podem variar de autor para autor. ]
  • Condução de Bola -- é a ação de andar ou correr com a bola, próxima ao pé, por todos os espaços possíveis de jogo, protegendo-a quando perseguido pelo adversário;
(Fonte da imagem:  http://www.futsaldobrasil.com.br/fotos/galeria/gd_14_201205171936.jpg )
  • Passe de Bola -- é o ato de entregar a bola diretamente ao companheiro ou lançá-la em um espaço vazio da quadra;
(Fonte da imagem:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14737 )
  • Chute ao Gol -- é a impulsão dada a bola com um dos pés, tendo como objetivo o gol adversário. Para alguns estudiosos, o chute pode também ser defensivo, quando o objetivo é impedir as ações de ataque (chutão para longe da zona de perigo);
(Fonte da imagem:  http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=1138 )
  • Domínio e recepção de bola -- domínio é a ação de receber a bola e controlá-la. Recepção, por sua vez, ocorre quando se intercepta a trajetória de uma bola passada ou arremessada;
O menino com a camisa 11 (preta) realiza o domínio da bola.
(Fonte da imagem:  http://www.dominiofutsal.com.br/fotos/110514-1.php )

O menino com a camisa 12 (preta) realiza a recepção da bola.
(Fonte da imagem:  http://www.dominiofutsal.com.br/fotos/110616-1.php)
  • Drible e Finta -- o drible é uma ação individual com a bola que consiste numa combinação de recursos, tais como o equilíbrio, a velocidade de arranque, a agilidade, a descontração muscular, o ritmo, muita malícia e sentido de improvisação. Em outras palavras, o drible é ultrapassar o adversário com a posse de bola. A finta, por sua vez, é o movimento executado sem bola: basta realizar um movimento qualquer e se deslocar no inverso.
O jogador de preto e branco realiza um drible.
(Fonte da imagem:  http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2014/noticias/0,,OI5352570-EI18776,00-Dono+da+carretilha+Falcao+elogia+Damiao+e+promete+repetir+drible.html )
[Dica No vídeo abaixo, um dos jogadores de Futsal mais famosos e premiados do mundo, Falcão, ensina um pouco mais sobre um dos fundamentos explicados acima: o drible. Convido todos a assistirem o vídeo para saber mais sobre este fundamento.

]
==>> A teoria do Futsal, com certeza, é muito interessante e podemos refletir bastante sobre a mesmo. No entanto, a prática do esporte é um complemento necessário para que o mesmo possa ser melhor assimilado. Por isso, seguem algumas sugestões de atividades práticas:
  1. Condução dos trios: em trios e de mãos dadas, com uma bola, percorrer todos os espaços da quadra, conduzindo-a e, por vezes trocando, passes entre si.
  2. Domínio com balão: cada um deve ter um balão e realizar embaixadas sem deixar que ele toque no chão.
  3. Futsal com vários tipos de bola: dividir a turma em duas equipes com o número igual de componentes. A cada 5 minutos, o professor troca o tipo de bola que está sendo usada no jogo. Exemplos: bola de meia, tênis, borracha, vôlei, futebol e Futsal. Objetivos: proporcionar a vivência com diferentes tipos de bola, fazendo com que desenvolvam um melhor controle e domínio.
==>> Continue visitando o blog, vamos continuar discutindo o Futsal por mais um tempo. Além disso, não deixe de realizar as atividades interativas dos posts anteriores (exercícios sobre a bolao número de jogadoresas infrações e as sançõesas posições do Futsal): esses exercícios permitem uma revisão dos importantes conceitos já vistos.
==>> Para terminar, vamos refletir realizando esta pequena auto-avaliação:

  • O que vocês acharam das atividades realizadas até o momento? 
  • Se sentiram motivados com as atividades? 
  • Conseguiram realizar todas as atividades propostas? 
  • Vocês compreenderam os conceitos trabalhados? 
  • Encontraram dificuldades na compreensão ou na realização das atividades?
  • Vocês tem sugestões relacionadas ao conteúdo trabalhado ou relacionadas as atividades?

Bibliografia
  • BALZANO, O. N. Metodologia dos jogos condicionados para o futsal e educação física escolar. Porto Alegre, RS, Brasil: Produção Independente, 2007. v. 1. 253 p.
  • Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e aprovado pela FIFA. O livro nacional de regras de Futsal está disponível em <http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/Livro_de_Regras_2012.pdf>.
  • SANTINI, Joarez e VOSER, Rogério. Ensino dos Esportes Coletivos -- Uma Abordagem Recreativa. Canoas, RS, Brasil: Editora ULBRA, 2008, 1ª edição, 184p.
  • VOSER, Rogério da Cunha. Futsal: Princípios Técnicos e Táticos. Canoas, RS, Brasil: Editora ULBRA, 2003, 2ª edição, 172p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário