segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dica de Vídeo

O vídeo abaixo resume as regras básicas de Futsal. Ele é interessante como material complementar.


Observação: Ignorem as propagandas e atentem para o conteúdo! ;-)
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=wfD4xHM-Y_0

Compartilhando Um Pouco da Minha História

Hoje, vou contar um pouco da minha história relacionada ao Futsal. :-)

Joguei por seis anos na Escolinha de Futsal de Ivoti. Fui aluno do Professor Marcos Espinosa. O professor Marcos Danilo Espinosa de Oliveira, formado pela ESEFEX (Escola Superior de Educação Física do Exército), sempre teve sua vida voltada a área esportiva, especificadamente ao futebol. Ele jogou em clubes do interior do Rio Grande do Sul e também atuou na comissão técnica conquistando vitórias importantes como a classificação do Guarani de Cruz Alta e E. C. Aimoré para a primeira divisão do Campeonato Gaúcho. Na carreira militar, sempre esteve presente nas equipes de futebol do exército, inicialmente como atleta e posteriormente como técnico, também conquistando diversos títulos nas Forças Armadas. Nasceu em Bagé, foi militar em Cruz Alta e transferido para São Leopoldo esteve a frente da escolinha (que tinha uma filial em Ivoti) ensinando o futebol até o ano de 2003. (Texto sobre o professor retirado de: http://escolinhasaoleo.com.br/site/escolinha.php)

Eu comecei jogando na linha, mas logo a minha posição passou a ser de Goleiro.  A experiência na Escolinha de Futsal Ivoti resultou na participação da seleção de Futsal de São Leopoldo. Ao logo dos anos, recebi inúmeras medalhas de Goleiro Menos Vazado, bem como recebi alguns destaques.

Abaixo algumas fotos desta época feliz:

Recebendo uma das minhas primeiras medalhas.
Eu e meu pai (meu grande incentivador).

Plantel -- Posições no Futsal

Já sabemos o número de jogadores de cada equipe. Agora, vou comentar mais sobre as posições que estes jogadores assumem durante uma partida de Futsal.

Goleiro
Goleiro Franklin pela Seleção Brasileira de Futsal
(Fonte da imagem: http://www.portaljoinville.com.br/v3/?call=esportes.view&id=8940)
É, talvez, o jogador mais importante da equipe. Todo grande time deve começar com um bom goleiro. Esse é o responsável por defender e impedir que a bola ultrapasse a linha de gol. Ele pode usar qualquer parte do corpo em sua área de meta, tendo a possibilidade de assumir as funções de um jogador de linha quando fora de sua área. As regras lhe dão a possibilidade de lançar a bola com as mãos diretamente para o outro lado da quadra. O goleiro deverá possuir as mesmas qualidades técnicas dos demais jogadores de linha. Sua ação fora da área de meta será imprescindível para o sucesso da sua equipe.

Último Homem / Fixo / Beque
Fixo Leco pela Seleção Brasileira de Futsal
(Fonte da imagem: http://conexaotricolor.blog.terra.com.br/page/3/)
Sua função básica é defensiva, porém deve saber o momento exato de participar de algumas manobras ofensivas, como organizador, abrindo espaços para os companheiros e chegando como homem surpresa para o arremate a gol. Este jogador deverá também orientar os colegas durante a marcação e ter um bom senso de cobertura. Tem como espaço inicial de jogo o centro de sua meia-quadra.

Lateral / Ala Direito e Esquerdo
Ala Falcão pela Seleção Brasileira de Futsal
(Fonte da imagem: http://blog.umbro.com.br/tag/falcao-futsal/page/2/)
São os responsáveis pela construção das jogadas e têm a mesma tarefa de marcar e atacar. Atuam na maioria das vezes pelas laterais da quadra, com infiltrações também para o centro da quadra.

Homem de Frente / Pivô
Pivô Jé pela Seleção Brasileira de Futsal
(Fonte da imagem: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/esportes/2012/01/13/pivo-completa-a-selecao-de-orlandia.html)
Este é responsável pela distribuição das jogadas e, quando acionado, exerce as ações de finalização e de abrir espaços na área adversária para a penetração de seus companheiros. a sua característica básica é saber jogar de costas para o gol. A sua área de atuação é a quadra adversária.


Fonte: VOSER, Rogério da Cunha. Futsal: Princípios Técnicos e Táticos. Canoas, RS, Brasil: Editora ULBRA, 2003, 2ª edição, 172p.

Infrações e Sanções

Durante a prática do Futsal, inúmeras Infrações podem ser cometidas, para as quais existem Sanções já previstas. Infração refere-se a uma violação das regras do Futsal. Sanção, por sua vez, refere-se ao que é estabelecido como punição para a violação cometida e assegura a execução.

Entre as Infrações e Sanções, a seguir, destaco algumas:
  • Os árbitros poderão determinar, sem necessidade de prévia advertência, a expulsão do jogador ou membro da comissão técnica que infringir, acintosamente, qualquer dos itens das regras do jogo;
  • O jogador expulso estará definitivamente excluído e não poderá retornar nem permanecer no banco de reservas e proximidades;
  • Quando a equipe em inferioridade numérica, no decurso dos dois minutos após a expulsão, sofrer a marcação de um tento, poderá a mesma recompor-se de um jogador imediatamente. Quando esta equipe marcar um tento, não poderá repor jogador;
  • O cartão é sempre apresentado para o jogador que cometeu o erro.
Mais detalhes sobre Infrações e Sanções podem ser encontrados no Livro Nacional de Regras 2012.

Regra 03 -- Número de Jogadores

A terceira regra a ser observada para a prática do Futsal refere-se ao Número de Jogadores. Uma partida é disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo cinco jogadores, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro. A um dos jogadores, de cada equipe, será atribuída a função de "capitão".

É proibido o início de uma partida sem que as equipes tenham no mínimo três jogadores, nem será permitida a continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de três jogadores na quadra de jogo.

O número máximo de jogadores reservas para substituições é sete. Será permitido um número indeterminado de substituições, a qualquer tempo do jogo. A substituição realiza-se quando a bola estiver em jogo ou fora de jogo.

A troca de posição entre o goleiro e os demais jogadores participantes da partida poderá ser feita a qualquer momento do jogo, sempre que a bola esteja fora de jogo. Quando a troca for com jogador do banco de reservas, poderá ser realizada com a bola em jogo ou fora de jogo.

Quando se prorroga uma partida para a cobrança de uma penalidade máxima ou um tiro livre direto sem direito a formação de barreira, a equipe beneficiada não pode efetuar substituição de jogador e a equipe infratora pode substituir o goleiro.

Somente o Técnico, Treinador ou Auxiliar Técnico poderão dar instruções a sua equipe, os demais membros da Comissão Técnica e jogadores no banco reservas não podem manifestar-se. Quando um estiver em pé dando instrução, o outro deverá estar sentado.

Se um jogador que está no banco de reservas entra na quadra de jogo e chuta a bola ou atinge um jogador adversário, deve ser expulso pelo árbitro por atitude antidesportiva e o jogo reiniciado com tiro livre indireto, com a bola sendo colocada onde se encontrava no momento da paralisação, salvo ser estiver dentro da sua área penal, quando será colocada no ponto mais próximo sobre a linha da área penal.

Se um jogador do banco de reservas entra na quadra de jogo e impede ou tenta impedir um gol, este deve ser penalizado com cartão vermelho e o jogo reiniciado com tiro livre indireto, com a bola sendo colocada no local onde se encontrava no momento da paralisação.

Mais detalhes sobre a Regra 03, referente ao Número de Jogadores, podem ser encontrados no Livro Nacional de Regras 2012
.

Regra 02 -- A Bola

A segunda regra a ser observada para a prática do Futsal refere-se a Bola. O material usado na confecção da bola não pode oferecer perigo ou dano aos jogadores. Um exemplo de material permitido é couro macio.

Diferentes categorias jogam com diferentes dimensões de bola. A bola da categoria adulta, por exemplo, é maior que a bola da categoria Sub-9.

Durante uma partida, a bola somente poderá ser trocada com a autorização dos árbitros. Além disso, devem existir bolas reservas em número suficiente e em plenas condições de serem utilizadas.

Se durante a partida outra bola cair dentro da quadra, deverá ser considerada como um elemento estranho, mas a partida só deve ser paralisada se interferir no jogo. Se a partida for paralisada, deverá ser reiniciada com a bola ao chão no local onde se encontrava no momento da paralisação.

Mais detalhes sobre a Regra 02, referente a Bola, podem ser encontrados no Livro Nacional de Regras 2012


Regra 01 -- Quadra de Jogo

A primeira regra a ser observada para a prática do Futsal refere-se a Quadra de Jogo
Vários itens devem ser observados: 
  1. Dimensões;
  2. Marcação da quadra;
  3. Área de meta;
  4. Penalidade Máxima;
  5. Tiro livre sem barreira;
  6. Zona de substituições;
  7. Metas;
  8. Construção;
  9. Local para o representante;
  10. Local para os atletas reservas e comissão técnica;
  11. Placar ou mostrador e cronômetro eletrônico.
Um esquema das marcações da quadra pode ser visto na figura abaixo:


Mais detalhes sobre a Regra 01, referente a Quadra de Jogo, podem ser encontrados no Livro Nacional de Regras 2012 e no site da Confederação Brasileira de Futebol de Salão no seguinte link: <http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/quadra.php#>.

Livro Nacional de Regras - 2012

O livro nacional de regras de Futsal está disponível em <http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/Livro_de_Regras_2012.pdf>. Este livro foi definido pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e foi aprovado pela FIFA.

Neste livro, são descritas todas as regras do Futsal. Além disso, são esclarecidos alguns aspectos adicionais relacionados ao esporte que não fazem propriamente parte do jogo (por exemplo, a súmula adotada).

Este livro constitui material de apoio para as aulas sobre Futsal da disciplina de Educação Física das minhas turmas de oitava série do ensino fundamental.

sábado, 28 de abril de 2012

Dica de Link!

Recomendo o site da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). 

Este site traz informações bem interessantes sobre o esporte: sua origem, as regras, detalhes sobre a quadra e a súmula usada. Além disso, tem informações sobre a própria sociedade, competições, seleção brasileira, sala de imprensa, Futsal em revista, espaço da torcida e contato.

O link recomendado é: 

Dica de Leitura

Recomendo a leitura de "Futsal: Princípios Técnicos e Táticos" de Rogério Voser. 

Neste livro, o autor uni sua experiência prática com o conhecimento científico e aborda os seguintes temas: treinador, aspectos éticos, pedagógicos, psicológicos e todos os princípios que embasam a técnica e a tática do futsal.

Referência completa da obra recomendada: VOSER, Rogério da Cunha. Futsal: Princípios Técnicos e Táticos.  Canoas, RS, Brasil: Editora ULBRA, 2003, 2ª edição, 172p.

Bem-vindos!

O Futsal é um dos esportes mais difundidos no Brasil e costuma ser trabalhado nas escolas do país. 



As turmas iniciais do ensino fundamental costumam trabalhar com regras adaptadas de jogo. No entanto, a oitava série já tem condições de trabalhar com regras oficiais de jogo (definidas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão para o ano de 2012). 

Este blog tem como objetivo discutir mais estas regras, bem como comentar algumas táticas e dar dicas de sites relacionados  ao esporte. Assim, todos os amantes do Futsal estão convidados a acompanhá-lo, em especial, os meus alunos de oitava série.